12 setembro 2007

Petiscos??!!!

Na Costa do Marfim o gato é considerado uma iguaria, assim como a ratazana, mas só as grandes e gordas, diz-me o alemão de óculos redondos, com uma serenidade na voz de quem vive em território africano há mais de 20 anos. O meu cérebro tem alguma dificuldade em processar informação de manhã cedo, mas tenho a certeza de que ouvi estas palavras: Sim, principalmente os mais jovens, apanham os gatos e assam-nos. Uma delicatesse! Eu alimentei alguns gatos vadios em Gagnoa mas depois desapareciam. Gosto muito de gatos mas parece que os meus vizinhos ainda gostavam mais! Sorriu. Comecei a ficar agoniada, mas ele não parava de me falar destes animais que fazem as delícias dos marfinenses, e não só. Continuou: Eu nunca experimentei mas dizem que é delicioso e estas carnes, bem preparadas, não oferecem qualquer perigo para quem as come. Só pensava no meu James, gordinho que está, seria um alvo fácil e apetitoso! Devo ter mudado de cor, à medida que o alemão me descrevia estas peripécias culinárias. Finalmente calou-se. A custo, retomei o exercício do pretérito imperfeito.

Este foi o mesmo alemão que ontem me perguntou: Qual é a diferença entre um bico e um café expresso? Chiça, que não há maneira de perceber que bica é um substantivo feminino! Só pensa em comida e bebida este alemão... Vai lá pedir bicos aos guineenses, vai!